sábado, 6 de outubro de 2012

Projeto pele linda no verão : PARTE 1


Como combinamos no penúltimo post, vamos começar a trabalhar o nosso projeto para entrarmos e sairmos do verão lindas, maravilhosas e poderosas ( os).
Vamos ao primeiro ponto:

1.) Capriche nos últimos momentos de uso do Ácido Retinóico;





Tenho certeza de que vocês, meus leitores disciplinados e atentos, já sabem que Sol e ácido retinóico, definitivamente, não combinam.

Esta "incompatibilidade" se deve ao fato de o ácido retinóico afinar  a pele, sensibilizar e desproteger a pobrezinha, podendo facilitar a formação de manchas na pele.  Maaas é dele, também, o efeito "cara de rica "  que amamos, desejado e proporcionado pelo seu uso regular.




Portanto, amorecos, a hora é agora de darmos aquele "gás" enquanto podemos no nosso santo- Ácido Retinóico- de- cada- dia, antes que o verão se aproxime com as suas garras mortais nos nossos melanócitos...

A idéia seria utilizá-lo regularmente e suspender, MAIS OU MENOS, ( eu disse MAIS OU MENOS em letras garrafais!) 1 semana antes da exposição solar, PODENDO VARIAR CASO-A-CASO PARA MAIS OU PARA MENOS. ( também em letras garrafais !).
Estes cuidados são muito individualizados, existem casos e casos, siga sempre  a orientação da sua dermato.

Uma outra questão é que  não é contra-indicado utilizar o ácido retinóico no verão. O que não é recomendado é utilizar o ácido e se expor ao Sol durante este tratamento, entende?
Portanto, se você não vai à praia, piscina ou afins, se cuida, usa protetor solar regularmente e ODEIA Sol, não há porque suspender o seu uso.

Para os amantes de Sol, converse sobre a troca do retinóico para o ácido Glicólico com a sua dermato, nosso ácido do verão, pelo fato de não apresentar fotossensibilidade e continuar tratando a pele, ainda que de uma maneira mais leve, ok?
É uma excelente opção.

Um beijo grande!






2 comentários:

disse...

Dra., excelente post, obrigada por compartilhar suas informações conosco, contudo fiquei com uma dúvida: os cremes com retinóides, como o Redermic R, também devem ser suspensos durante o verão para quem vai com frenquência a praia?

Nívea Lyra disse...

Nossa Dra., que dica maravilhosa! Eu que sou amante de ácido retinóico, amei a dica! Moro no rio e tem feito muito calor, vou substituir pelo mais fraco! Agora estou usando Vitacid Acne Gel.