domingo, 10 de junho de 2012

Nova geração dos protetores solares!

Leitores queridos,

Mais uns dia ausentes e a abstinência ao blog toma conta de mim...!

Dessa vez foi o meu aniversário no feriadão prolongado o culpado, mas cá estou eu, PRONTA para voltar a postar com frequência, promisse!


Desculpas  a parte, vamos falar do que interessa: PELE.
E, hoje, vamos falar nas novas regras para os protetores solares brasileiros.
Vocês devem ter lido e visto nos jornais durante  a semana as novas regras que passarão a seguir os padrões do Mercosul em dois anos a respeito  dos protetores solares brasileiros, certo?



As regras publicadas pela Anvisa já vêm causando frisson, dúvidas e inseguranças por aí nos meus pacientes e, tenho certeza, em grande parte da população também.

Pensando nisso, resolvi fazer um post minimamente esclarecedor a respeito das mudanças para vocês, ok?

Vamos a elas:

1.) Fator mínimo para proteção contra raios UVB muda de 2 para 6.





Ãnhhh?? Isso mesmo, caro leitor.
Antes, o FPS mínimos dos chamados "bronzeadores "era de 2, você ouviu bem : 1, 2.
Agora, este número aumentou para 6.
Não que proporcione uma diferença significativamente alta na proteção solar em relação ao Câncer de pele, ainda acho um FPS extremamente baixo, mas seu dúvida, melhor do que 2, concorda?

2.) Proteção anti-UVA deve ser comprovada.







Como sempre explico aos meus pacientes, o FPS é uma medida específica para avaliar a proteção contra os raios UVB. São estes os maiores responsáveis pelas lesões de Câncer de pele do tipo melanoma e não- melanoma e incidem em sua magnitude no período das 10 às 16 horas.
Entretanto, estudos vêm comprovando a relação ( em menor intensidade ) de lesões cancerígenas provocadas pelos raios UVA, que incidem ao longo do dia e dos anos, além de causar manchas e envelhecimento precoce da pele.
Portanto, meus caros, o seu protetor solar deve constar  o fator de proteção anti- UVB, medida pelo FPS e , a partir de agora, anti -UVA, medido , na maioria das vezes pelo PPD ou em cruzes ( + 2 a 4, ++ 4 a 8 ou +++ acima de 8), e normalmente, significa um terço do valor do FPS.
Portanto, um protetor solar FPS 30, apresenta um PPD de 10, mas necessita de testes para comprovar esta proteção.

3.) Rótulo.









Expressões impactantes e irreais como "100% de proteção" ou que sugiram efeitos "BLOQUEADORES" serão banidas dos rótulos e das especificações dos protetores solares.
Ainda,  a periodocidade de reaplicação do protetor deve ser impressa no rótulo e uma nova metodologia para comprovar a sua resistência à água foi estabelecida.


A ANVISA estabeleceu um prazo de 2 anos para que os fabricantes se adaptem às mudanças e é preciso esclarecer que produtos cosméticos que contenham fator de proteção solar não são denominados  protetores solares e, portanto, não se enquadram nas mudanças acima.
Entretanto, estes produtos devem advertir os consumidores de que não se tratam de protetores solar, mas apenas de produtos multifuncionais cosméticos.

Na minha opinião,  estas mudanças  já representam  um grande passo, mas, ainda, muita coisa precisa mudar.
A educação e conscientização da população a respeito das consequências da exposição solar crônica e desprotegida e as inúmeras medidas comportamentais para se evitar a queimadura solar é  a maior ferramenta para diminuir os índices absurdamente altos de câncer de pele no nosso país.
 Ainda, defendo que  estas medidas devem ser iniciadas durante a escola e que se intensifique desde o inverno, teoria a qual venho insistindo há anos.

Espero ter sido esclarecedora!

Um grande beijo e até mais.






3 comentários:

Teresinha/ctba/PR disse...

Querida!!! parabéns pelo seu aniversário!!! e parabéns pelo seu blog!!! é muito bom saber que existem profissionais que amam a profissão e se dedicam de corpo e alma dando a oportunidade de conhecimentos aos seus seguidores!!! na área da dermatologia existem muitas dúvidas e é muito bom poder compartilhar!!! bjs...

Izabel disse...

Olá!
Obrigada por estar sempre esclarecendo nossas dúvidas! ;)
Bjnhss...
Izabel

Florencia disse...

Sou louca por proteção solar e cuidados com a pele, já disse mil vezes e repito, seu blog é MARAVILHOSO!!
Não sei se podes recomendar, mas poderias deixar uma "listinha" dos melhroes filtros solares do mercado brasileiro?

Obrigada!!