terça-feira, 19 de junho de 2012

É a vida que segue..e a dermatologia que a deixa mais fascinante ainda!

OI, queridos!

Primeiramente, OBRIGADA pelas lindas mensagens que recebi aqui pelo blog! Mais do que palavras de apoio e conforto, recebi verdadeiras lições de vida, de superações e de AMIZADE!

É muito bom saber que faço verdadeiros amigos pelo blog, ainda que desconhecidos do mundo real, mas tão ou mais presentes do que muitos outros que vivem pertinho de mim.

Maaaasss, como  a vida segue e aqui estou eu em casa, de repouso ( O-DE-IO repouso!) me recuperando após o procedimento de ontem, vamos para a frente com o nosso astral de sempre!



Vocês sabem, fui ao Rio na sexta ( não sei da onde tirei forças!) para um compromisso profissional no sábado, um curso de terapêutica cosmética promovida pela Dermatus, uma verdadeira atualização em tudo o que há de tendências nos cosméticos, principalmente manipulados.






Nem preciso dizer que AMEI e que o curso valeu super a pena, não só pela incrível energia do RIO em te fazer renovar, mas também pelo assunto que me atrai muito ( vocês sabem!) e me fez esquecer, por alguns momentos, o momento delicado em que eu vinha atravessando.

Vamos às novidades?

1.) Clareamento de manchas, sinergia terapêutica!





Nada esteve mais claro para os dermatologistas quanto a dificuldade em se tratar os melasmas e afins em se tratando de um país tropical com a temperatura lá na casa do chapéu e alta irradiação, mesmo no inverno.
Por isso, para se potencializar o efeito do clareamento, a monoterapia ficou para trás...
Hoje, a tendência é associar diferentes despigmentantes ( hidroquinona ou não)  que agem em diferentes vias da remoção da melanina, para se conseguir um efeito mais rápido e uma remissão da mancha mais duradoura.
Para isso, não existe moleza. É necessário que o dermatologista conheça muito bem toda a cascata da melanogênese ( que não é fácil) para associar os ativos CERTOS no seu cremitcho clareador.


2.) Quarta idade no consultório dermatológico: O que eles procuram?





Os "superlongevos" são os pacientes acima de 60 anos que procuram tratamentos dermatológicos específicos para a sua idade.
Com muita clareza entendemos as suas necessidades específicas e há de se ter um certo conhecimento dermatológico a cerca das mudanças existentes nesta faixa etária.
Ressecamento de pele, púrpura, ceratoses, cabelos mais ralos, manchas "senis"( odeio este nome!)  são algumas das queixas deste faixa etária cada vez mais predominante nos consultórios dermatológicos e terapias novas que tratam com muito mais conforto já estão disponíveis.

3.) Atualidades e tendências na manipulação.







Matérias- primas novas que prometem uma  verdadeira "multifuncionalidade"ao seu tratamento como as partículas de ouro e o veneno de serpente  ( adorooooo!), embalagens novas  na manipulação  que facilitam a adesão e porque não dizer "a glamourização"  do tratamento ( embalagens gloss, embalagens em caneta,  rollon ice, duetos, etc...), as máscaras premium de uso domiciliar, uma nova tendência para promover um contato maior do paciente com si mesmo, nos momentos SPA HOme, que já venho enfatizando e estimulando tantas vezes no blog e a personalização do BB cream.
Sim, amores. Em farmácias de muitíssima qualidade já é possível formular um BB cream ( ou um CC cream) para chamar de S-E-U!
 Com uma textura tão bacana quanto os disponíveis industrialmente e, ainda, com ativos específicos para atender as necessidades da sua pele...nada mais moderno, não?


4.) Cuidados sob medida para a pele negra.







Uma palestra brilhante! Após elucidada as diferenças estruturais da pele e dos cabelos negros, entende-se muito melhor as suas necessidades e particularidades.
Manchas da pele, foliculites, cabelos extremamente ressecados, pele ressecada com aspecto esbranquiçado, filtros solares mais adaptados, enfim...foram muitas dicas para que se atenda este segmento com uma diversidade de tratamentos específicos e seguros para este tipo de pele, que não é fácil de tratar.


Enfim, foram muitas novidades para me motivar nesta minha paixão que é a Dermatologia.
Nesta quinta -feira embarco para Brasília para um Congresso de Cirurgia Dermatológica ( que fala muuito de laser!) e muitas novidades a caminho pra vocês.

Obrigada pelo carinho, mais uma vez!
Um beijo no coração de cada um, que Deus abençoe e os proteja sempre!

2 comentários:

Izabel disse...

Oiii Drª!!
Quantas novidades!! ;)adorooo visitar o seu blog!
Desejo de coração que esteja bem melhor, que Deus continue iluminando o seu caminho...
Obrigada!
Fique c/ Deus!
Bjnhss..
Izabel

ana disse...

Oi Dra. !
Primeiramente parabéns pelo Blog! É muito bom, explicativo, sem contar suas dicas que são sempre D+.
Estou bastante interessada no item 4: Cuidados sob medida para peles negras. Espero ver por aqui umas dicas ou posts sobre o tema.
Tudo de bom, harmonia,alegrias, sucesso e tranquilidade.
Obrigada.
Ana Silvia Mota