domingo, 1 de abril de 2012

Coqueluche do momento: Laser de Co2 fracionado!

Oie, meus queridíssimos!

A dermatologia é mesmo encantadora, não é??
Consegue abranger desde tratamentos mais "simples" até a verdadeira tecnologia de ponta.

O fato é que ainda que muitos tratamentos mais clássicos, como os peelings, tenham, sim, seu lugar ao Sol, a tecnologia na área dermatológica está em franca evolução e, posso admitir, trazendo muita satisfação a nós, que a executamos e, principalmente  aos pacientes que investem e se submetem a ela.

Dentre todas as tecnologias dsponíveis atualmente ( e não são poucas!!), vou falar hoje da "Coqueluche" atual,  o laser de Co2 fracionado.

O surgimento dos equipamentos de laser de Co2 veio fornecer aos médicos uma poderosa ferramenta na luta contra o envelhecimento e muitas outras desordens cutâneas, uma vez que promove uma abrasão profunda e , principalmente , CONTROLADA na pele.




Pelo que representa o laser de Co2 no cenário da dermatologia atual e pensando nas possíveis dúvidas e naquelas as quais eu já presencio nas minhas consultas diariamente, resolvi fazer o post e tentei deixar o mais detalhado possível para vocês conhecerem, de verdade, sobre esta tecnologia tão falada atualmente.


Mas, afinal, o que é o laser de CO 2 fracionado?

Trata-se de um laser com um comprimento de onda bem longo ( 10.600 nm....UAUUU!!) e que tem como seu principal alvo a água da pele, o que significa que ele atinge as camadas mais profundas de uma maneira controlada a fim de regenerar e ativar a produção de fibras de colágeno novo na cútis.










O que significa ser um laser "fracionado"?

O fracionamento dos raios é um termo que se aplica a muitos outros tipos de laser e não apenas ao laser de Co2.
Ele significa a maneira com que estes raios de laser são entregues à pele, nesse caso, de uma maneira fracionada, como se fosse um chuveirinho, abrangendo múltiplos pontos na pele.







E qual  a vantagem deste fracionamento?

Os raios entregues de maneira fracionada poupam a epiderme. 
Isto significa uma melhor recuperação pós-laser, menos risco de efeitos adversos e complicações, porque a pele não acometida promove a recuperação da pele afetada de uma maneira infinitamente mais rápida e mais segura.




Quem pode aplicar o laser?

Apenas médicos, de preferência o dermatologista, estão habilitados para operar qualquer tipo de laser.
É ele, o dermatologista, o especialista capacitado para escolher a melhor energia da máquina adaptada, caso a caso, para promover efetividade com a maior segurança.



Qual é a indicação do laser de CO 2?

Estrias, cicatrizes ( de acne, catapora , ou outras), rejuvenescimento e contração dos poros são as mais clássicas.
Outras desordens dermatológicas também se beneficiam deste tipo de laser, mas há uma necessidade de avaliar cada caso, especificamente, com o seu dermatologista.




Quem não pode fazer o laser de Co2?

Pacientes com distúrbios de coagulação ou em uso de anti-coagulantes, pacientes de pele morena ou bronzeados, aqueles que tenham tomado isotretinoína oral recentemente e gestantes são as contra -indicações mais formais.


Quais os cuidados após o laser de Co2?

Por atingir as camadas mais profundas da pele, há a necessidade, durante a sua recuperação ,de se abster do Sol.
Um inchaço leve, pequenas casquinhas e / ou hematomas localizados são sinais esperados e devem ser muito bem esclarecidos e conduzidos.
Se houver qualquer dúvida em relação ao manejo do pós-laser, não hesite, entre em contato com o seu dermatologista.



O que posso esperar deste laser?

O laser proporciona, nitidamente, melhora do aspecto geral da pele, um clareamento uniforme, melhora das rugas finas, melhora da flacidez e das cicatrizes ( acne, estrias, etc).

O laser de Co2 é conhecido como o laser padrão -ouro atualmente, para reverter os sinais do envelhecimento da pele, sendo unânime para esta indicação.

Eu, particularmente, sou apaixonada pelo resultado deste tratamento, mas tenho que admitir: É necessário  bastante conhecimento técnico e treinamento específico para operar a máquina com segurança e efetividade.

Por isso, se houver interesse por este tratamento, procure o seu dermatologista, tire as suas dúvidas e converse muito com ele.

Assim. não há erro....o seu tratamento será um sucesso absoluto e a sua pele...só fazendo para ver!



É isso, queridos.
Espero que o post tenha sido esclarecedor, tentei evitar, o máximo possível, termos muito técnicos.


Um grande beijo!


2 comentários:

Mabel Amorim disse...

Olá Dra. Fernanda,

Obrigada por sempre trazer novidades e informações pra gente, adoro seu blog!
Tenho observado que uma das principais razões que levam as pessoas a deixarem de usar filtro solar é o fato de a maioria deles deixar aquela sensação pegajosa na pele. Vários amigos já me disseram isso e vi vários comentários na nesse sentido na internet. No meu caso, consegui me adaptar ao Anthelios Gel-Creme Velouté para o rosto e gosto bastante. Já para usar no corpo, apesar de saber da importância de usar, confesso que não gosto. Tenho usado o Loreal Expertise porque, segundo as informações que li, é eficiente, mas ficar com a pele grudenta é muito chato. Por esse motivo, gostaria de sugerir um post sobre bons protetores para o corpo, que não deixem a pele pegajosa.
Um abração!!!

rossana disse...

eu fiz ontem, e caramba, o procedimento é pesado, dificil, dolorido, mas tenho esperança que ficara ótimo... é praticamente um pós cirurgico aqui em casa!!!