terça-feira, 27 de março de 2012

Porque usar o ácido retinóico??

Heloooo, leitores queridíssimos, como estão?


Olha, meus pacientes ( quase) sempre me perguntam sobre ele.
Sim. Talvez este preciosinho seja motivo de  dúvida de muitos leitores, também...portanto, a dúvida virou POST!!

Se você frequenta o dermatologista com assiduidade já deve ter reparado que quase sempre (ou em 99% das vezes) na sua receita consta um produto de uso noturno a base de ÁCIDO RETINÓICO.


Ele é, realmente, o queridinho dos dermatologistas.( pelo menos é o meu queridinho!).

INSUBSTITUÍVEL, apesar da tecnologia, reina soberano no quesito pele bonita e não há como, desde que você não apresente contra-indicações para o seu uso, ficar sem ele nesse projeto diário de busca pela pele de diva.

Mas porque, afinal, você deveria utilizá-lo diariamente ou melhor dizendo, para o resto da sua vida?

1.) Porque ele é o melhor RENOVADOR existente .

Sim, queridos, ele faz a fila andar!
Expulsa da sua pele as camadas de células mortas e  estimula outra novinha, linda  e clarinha.
Preciso dizer mais alguma coisa?!






2.) Porque ele REJUVENESCE.


Simmmmm!
Está comprovado cientificamente que o uso do ácido retinóico continuamente atenua linhas finas e estimula as fibras de  colágeno da pele.




3.) Porque ele potencializa o CLAREAMENTO da pele.



Por ser um excelente esfoliante químico, ele abre o caminho para que os clareadores possam chegar até aquela melanina dérmica, a mais porfunda  e resistente que te faz perder o sono diariamente,  sabem bem qual é, né?




4.) Porque ele proporciona o efeito "PELE DE RICA"


Claaaro!!
Com todas essas funções descritas acima, nem preciso dizer que ele será o responsável por garantir aquela carinha de pele que diz: "Helooo, estou sendo muito bem cuidada, viu??!!".





5.) Porque ele controla a OLEOSIDADE.

Isso mesmo.
Por apresentar esse poder " irritante/ esfoliante"  na pele, o Ácido Retinóico resseca a pele e controla a oleosidade persistente naquelas "pele de bacon" que só quem tem conhece bem.
Além disso, contrai os poros e combate cravinhos mais superficiais que teimam em aparecer na sua linda pele de seda!




Portanto, meus queridos, o Ácido Retinóico é essencial na sua receita dermatológica... alguma dúvida????

E é claro que há a necessidade de um tratamento contínuo, não estamos falando em milagre, apenas de um ácido muuiiitoo amigo!

Maaaasssss, como nem tudo são flores, seu uso indiscriminado ou sem a prescrição e a orientação de uso de um dermatologista pode te trazer efeitos colaterais seríssimos.
Não é a toa que ele só é vendido com receita médica em muitos países, como nos EUA.

Além disso, atente para as suas contra-indicações, dentre as principais: pele sensível, excesso de vasos no local e gestação.

Consulte um dermatologista-amigo...sempre!

Bjao!!

4 comentários:

Danny disse...

Boa noite dra. Fernanda!
Adorei o post sobre ácido retinóico!!! Agora que foquei sabendo pra quê ele serve fiquei com mais vontade ainda de usar...rsrsrs
Bem, eu tenho uma dúvida: a minha dermatologista me passou um ácido assim para ser utilizado à noite, já que eu tenho pele oleosa e poros abertos. Mas, eu tenho um vasinho que estourou bem na bochecha (que inclusive vai ser cauterizado daqui uns meses), e já que vc disse que uma das contra-indicações é para vasinhos no local (que eu não tenho muitos, mas esse em específico que estourou, teria algum problema em utilizar esse ácido? O que ele faria, pioraria meu problema? :/
Beijosss

silvia disse...

Oi doutora !

Que poster maravilhoso e muito esclarecedor, realmente sempre fiquei me perguntando porque TODOS dermatos em que eu ia , me receitavam esse ácido, agora eu confirmei, o bom é que ele não custa caro se compararmos com outros produtos cosméticos que prometem mundos e fundos.

Doutora agora minha dúvida é com relação a época do ano em que se poder usar esse ácido, pois sempre me receitam mesmo estando no verão escaldante de Fortaleza, será que não tem problema?

O Retin A micro é mais tranquilo para usar no verão?
Tem também os derivados, como o Retinol por exemplo, que me sinto mais tranquila em usar.

Dan P. disse...

Primeiramente, quero deixar aqui os meus parabéns pelo blog... O conheci hoje e gostei muito do que li. Agora vamos a pergunta... Eu gostaria de saber se é melhor usar o branqueador ou qualquer outro tratamento facial antiidade antes da aplicação do ácido retinóico ou depois. Utilizo o vitanol-a no meu tratamento diário. A senhorita conhece um creme melhor? Desde já agradeço a atenção. Terno abraço!
Att,

Daniel P.

Kátia Mendes disse...

Boa tarde doutora e a princípio deixo aqui os meus parabéns a você como médica e como ser humano. Poderia indicar algum produto que vende em farmácias ou lojas de cosméticos que contenham "verdadeiramente" o ácido retinoico?
Antecipadamente agradeço, Ruth