terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dermatologia preventiva para todos nós!

Oi, amores!


Depois do sucesso total da penteadeira ( obrigadaaaaaa!!), vamos ao que interessa: Dermatologia.


Acredito que a minha função aqui no blog, além de orientar, apresentar, discutir, explicar é também  a de desmistificar.

Existem, sim, alguns pré-conceitos em relação aos  tratamentos ou tendências na área da Dermatologia e existem, também,  culpados para isso.
Excessos, exageros, busca sem limites pela boa aparência, posso citar um milhão de  maus exemplos na área da dermatologia estética e é este exagero o maior culpado pelo receio que alguns pacientes apresentam em relação a determinados procedimentos dermatológicos.




Deixo meus pacientes bem a vontade para decidirem, por eles mesmos, a hora certa de se entregarem para os procedimentos.        ( laser, botox, preenchimento, etc).

No entanto, faço a minha parte que é a de apresentar os tratamentos indicados para cada paciente , faixa etária, tipo de pele, etc e desmistificar possíveis enganos ou conceitos pré-formados.


Hoje, na minha opinião, não há mais idade mínima para se iniciar um tratamento dermatológico mais elaborado. 
O que há é indicação precisa e ética médica. E ponto final.

Ainda bem que não estou sozinha.

A revista Veja desta semana apresentou uma matéria de nome         " Preencher e alisar é só começar" que aborda, exatamente, a teoria do uso preventivo dos tratamentos dermatológicos,  mas sem exageros.






A reportagem defende, de maneira ética, a tendência da dermatologia moderna, a da Dermatologia Preventiva

 No Brasil, já são 20% os pacientes na faixa de 30 anos que utilizam  a toxina botulinica ( Botox) com foco preventivo e nos EUA houve um aumento de 584% no seu uso, na última década.



Estas estatísticas evidenciam a tendência atual em investir na profilaxia do tratamento estético e reforçam, mais e mais, a filosofia do  " quanto mais tardio o conserto, menos eficientes são os resultados."

Apesar de disponível para poucos, estes tratamentos não são impossíveis para a classe menos favorecida.

Muitos hospitais universitários com residência em Dermatologia oferecem hoje, estes serviços para a população carente de maneira infinitamente mais acessível ou, até mesmo, gratuitamente.


Basta procurar, se informar e saber se há indicação de usufruir preventivamente destes tratamento, no seu caso.


Lembre-se sempre de que a prevenção é sempre mais barata e com efeito mais natural do que a correção.


Beijinhos no coração e até logo!

5 comentários:

Livia Pino disse...

Adorei Fe!! E isso mesmo: a melhor foma de consertar e prevenindo!!!
bjs

Lanny disse...

Adorei seu post! E só me fez lembrar de ir no dermatologista é uma das minha metas em 2012 e seguir direitinho um tratamento. Já fui a vários, mas nunca rola aquela empatia, sabe? não me sinto tratada de maneira individual. O último que fui não deu uma palavra só olhou e passou um creme pro rosto... quando a gente vai no médido, já vai toda aprrensiva (vocês intimidam, viu?) e acho que faltam muitos dermatologistas que conversam com os pacientes. Por isso que quando vejo um dermatologista com blog, fico toda animada querendo encontrar um assim "ao vivo" pra iniciar uym tratamento, pois mostra que a pessoa é atualizada, gosta de trocar informação... Bem, enfim.. desculpa o desabafo! :)
Ps: a capa da Veja ficou de muito mal gosto.. vixe!

Anônimo disse...

Oi Dra. primeiramente quero dizer-lhe que não ligue para críticas, sempre surgirão daqueles que almejaram um dia estarem tão capacitados e evoluídos quanto a ti. Segundo que a penteadeira ficou um luxo, digna de ser sua. E pra finalizar, fiquei triste que meu coment sobre minha consulta, meu remédio e o fraxel não apareceu, mas tudo bem. Lembrando que por causa deste lugar agradável que resolvi me cuidar melhor.. Beijos. Livia (liviacarreira@hotmail.com)

Anônimo disse...

Nossa Dra fiquei boba agora, pensava que me cuidando só com cremes receitados por dermato, clareadores e muita proteção solar, me alimentando bem, praticando atividades fisicas e tendo uma vida bem saudavel, dormir cedo não beber e fumar ja estaria me prevenindo pois vou fazer 47 anos e a minha dermato ainda não me indicou botox nem preenchimento, aliás não tenho rugas ainda, graças Deus, será q estou errada? Penso q assim é bem melhor, dizem q esses procedimentos duram somente alguns meses e viciam rrsrrsr To errada?

Dinolite disse...

Dra. Fernanda, boa tarde!

Muito interessante o seu blog, mostra a competência que a Senhora tem em diagnosticar os mais diversos problemas encontrados na dermatologia moderna.

Gostaria que a Senhor visitasse o nosso blog para conhecer, caso já não conheça, um produto que poderia ser muito útio para o trabalho da Senhora:

http://dinolitebrasil.blogspot.com/

Queria agradecer pelas informações!

Bom fim de semana!

Siga-nos: https://twitter.com/#!/dinolitebrasil
Fanpage: http://www.facebook.com/dinolitebrasil#!/dinolitebrasil