quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

5 atitudes para uma pele linda!

Oi, amores!


Eu sei que vocês, vaidosas de plantão, já estão cansada de saber o que faz bem e mal para a saúde.

Repetem de olhos fechados  a estrofe : "Beber 2 litros de água por dia, comer um prato diversificado em cores, evitar sal e  gordura trans em excesso, não comer carboidratos depois das 6 da tarde....etc" .


Ok. Isso tudo funciona, também, na sua batalha diária em prol da tão sonhada  " pele de diva ".


Masss, o que você nem imagina é que  algumas atitudes secretíssimas  e GRATUITAS ( Oba! ) podem ser grandes coadjuvantes neste projeto da pele dos sonhos.

Saiba quais são elas:


1.) Pratique a supremacia do sono.




 Se você desconhecia este fato, saiba que há uma alta conexão entre sono, saúde, beleza e longevidade ( Adoro!!).

 Todos os sistemas orgânicos da raça humana, inclusive os recursos internos do embelezamento, são afetados pela qualidade do sono praticada diariamente.

Hormônios como o cortisol, a melatonina  e o GH (Ãhmm???)dependem diretamente de um sono reparador para serem liberados de maneira substâncial no seu organismo e regular  e melhorar sinais como olheiras, percentual de gordura corporal, sensação de cansaço, entre outros.

A quantidade ideal do chamado "sono reparador "é muito individual. Estudos afirmam uma média de 7 a 8 horas por noite, mas cada organismo sabe o quanto de  "pausa" precisa para se renovar.

2.) Dedique um tempo para não pensar em nada.



Estudos demonstram que a meditação, ou o isolamento, por 10 a 15 minutos  diário pode promover um estado de relaxamento capaz de renovar as sua células e combater uma quantidade maior de radicais livres.
Por isso, reserve alguns minutinhos do seu dia para reestabeler as conexões cerebrais e dar um tempo na agitação.

3.) Simplifique.




 As coisas são mais simples do que podemos imaginar.
Ou é, ou não é!
Descomplique, foque nos seus objetivos e não deixe se contaminar  pelas maluquices do mundo moderno.
Um menor gasto de energia com o que, definitivamente, não importa, diminui o grau de estress e colabora, sim, para garantir o viço da sua pele e o brilho do seu cabelo ( de preferência, com os fios todos na cabeça!)




4.) Livre-se do passado.




Amargurar, reviver, se martirizar com más lembranças do passado podem aumentar o cortisol, te predispor à depressão e te impedir de viver o " agora" .
Pratique o desapego de más energia, viva o presente, faça planos para o futuro.
Estar em conexão com o HOJE, definitivamente, te deixa mais bonita e aumenta o seu brilho próprio.

5.) Dê um passo de cada vez.



 Trace os seus objetivos de uma maneira factível.
Pequenos progressos diários em direção aos seus projetos te deixam mais orgulhosa e com mais força para continuar avançando.
Alcançar as suas metas provoca um estado de satisfação capaz de liberar endorfinas que, certamente, colaborarão para o brilho dos seus cabelos e o viço da sua pele. ( melhor do que comer chocolate, hein?).
Pelo contrário, a frustração te derruba e o desânimo ( fora deste corpo!!) gerado por ele, aumentam hormônios específicos que podem ser capazes de gerar um quadro agudo de acne ou, ainda, de dificultar o seu processo de emagrecimento.


Ningúem disse que seria fácil. E realmente não é.
Lembre-se, sempre, de que a saúde da sua pele reflete mais do que a efetividade do seu tratamento dermatológico. 
Reflete a sua alma, o seu estado de espírito.

Um grande beijo e até logo!



















10 comentários:

Anônimo disse...

Amei! É tudo é verdade Dra. Concordo totalmente pois sinto e enxergo isso em minha pele.Se estou bem interiormente minha pele fica linda,com brilho e as pessoas notam e comentam.

Daniel disse...

Vaidosas E vaidosos!! Não esquece dos pacientes! hehe Abração

Dra.Fernanda Aguirre Bottura disse...

Daniel, me perdoe! nao esqueco...never more!! rsrs...abc!

Anônimo disse...

Adoro as suas dicas e sempre olho seu blog!! Fernanda, tenho 23 anos e devido ao meu abuso com o sol e descuido com a minha pele antigamente tenho algumas poucas sardas!! Não possuo espinha alguma e eestou usando o creme clareador Blancy, você acha esse produto muito agressivo em relação à idade que possuo??

Rafaela Campanati disse...

Nanda, já que ultimamente nao tenho conseguido seguir muito essas dicas, principalmente a do sono reparador...ai ai ai Betina de Mamae...rsrs...acho que o jeito vai ser marcar um day spa lá na Santa Barbara! Beijo

Dra.Fernanda Aguirre Bottura disse...

Anônimo, t respondi via e mail! Obrigada por participar do blog!!! Rafinha, e uma fase, vai passar! Enquanto isso, day spa nela! Bjk

Wan disse...

Olá Dra. Fernanda, tudo bem?

Sou mineira de BH e acabei de conhecer seu blog. Adorei as dicas e virei leitora fiel deste espaço... até adicionei seu blog na barra lateral do meu.

Estou na casa dos 30 e me preocupo muito com a saúde e com o amadurecimento da minha pele... me cuido bastante e espero aprender muitas coisas com você.

Beijo grande!

Wanessa

http://belezapedagogica.blogspot.com/

Anônimo disse...

Oi Dr, tudo bem?
Em primeiro lugar parabéns! Seu blog é d++

Eu sei que vc já falou de depilaçao a laser, e tenho uma dúvida, que ´pde parecer ridicula, mas nao consegui encontrar resposta.
Geralmente o pelo escuro é o que sai com mais facilidade. Mas e se eu clarear (na perna, por exemplo), muda alguma coisa?

Obrigada,
Bjao
Andreia SC

Anônimo disse...

Seu Blog é simplesmente viciante!!!! Parabéns!!!!

Att.
Dr. Bruno Sousa

Anônimo disse...

Amei o Post!!
Beijos!

Aliny
:-)